A mais bela aldeia perdida da China

Como algo saído de um conto de fadas, a aldeia abandonada de Houtouwan, na ilha Shengshan, parte do arquipélago de Shengsi, na costa leste da China, tornou-se o mais recente fenómeno da internet.
Houtouwan foi outrora uma próspera aldeia piscatória, tendo nos anos 1980, uma população de mais de 3000 habitantes. Contudo, devido á sua localização remota e difícil acesso, as pessoas começaram a sair nos anos 1990.
Em 2002, a aldeia foi dada como oficialmente desabitada e juntada a outra aldeia próxima.
Após décadas de abandono, as casas nas encostasencostas, viradas para o oceano - algumas ainda mobiladas - foram tomadas por um manto de limos e plantas trepadeiras.
Uma aldeia fantasma transforma-se num atractivo ponto turístico
Houtouwan saltou para a fama entre os cidadãos Chineses, quando em 2015, um conjunto de fotos hipnotizante e da cidade deserta, tornaram-se virais.
Em vez de celebrarem a recente fama da aldeia, o governo de Shengsi foi cauteloso quanto ao impacto que os turistas podiam ter na aldeia.
Chen Bó, um funcionário local, do governo, disse que "ao início as linhas telefónicas estavam sobrecarregadas e estamos a receber mais turistas em Houtouwan".
"A aldeia não estava preparada para receber turistas, pedimos aos turistas que não perturbem a paz da aldeia."
Mas agora está tudo preparado....mais ou menos....
Caminhar em Houtou

Após dois anos de planeamento, Houtouwan - apesar de estar ainda comparativamente fora da civilização - criou algumas formas para monitorizar e controlar o "boom" de turistas.
Um plataforma foi criada para permitira uma vista geral da aldeiaaldeia de longelonge - pagando um bilhete de $3.
Também é possível caminhar pela aldeia, pagando $8. Sinais foram colocados fora das casas, para avisar os turistas quanto aos perigos de entrar nesses edifícios degradados.
Acomodações tipo "bed-and-breakfast", tem surgido de forma espontânea um pouco por todo o ladolado na ilha. Em 2017, o turismo gerou mais de $100,000.
Um destino popular para uma viagens de fim de semana saindo de Shanghai

O Arquipélago de Shengsi, que fica a cerca de 65Km de Shangai, é o único Arquipélago Chinês reconhecido como Área científica Nacional.
Com mais de 400 ilhéus, o arquipélago é um popular destino para uma escapadela de fim de semana, de Shangai.
Shengshan é a ilha a mais a leste do arquipélago, a par com a vizinha ilha de Gouqi, famosa pelo seu marisco.
Gouqi tem uma das maiores quintas aquáticas da China.
Como lá chega

A melhor altura para visitar a ilha é no verão - quando a flora está toda a florir.
Chegar a Houtouwan não é uma viagem direta. Há um serviço de ferry, limitado, entre o continente e a ilha de Gouqi, que está ligada a Shengshan por uma pequena ponta.
Por norma apenas um ferry por dia sai de Shenjiawan Pier, em Shangai, ás 9:15 da manhã, e outro da doca de Zhoushan Shenjiamen Banshegdong, ás 7:00 da manhã.
A viagem demora cerca de três horas e leva nos á ilha de Gouqi, onde se pode apanhar um táxi para Houtouwan.
Os turistas podem comprar o bilhete de volta e reservar o taxi através dos hotéis ou dos "bed-and-breakfast" onde ficarem instalados.
No comments: